Alimentos prejudiciais para a saúde do seu pet
Alimentos prejudiciais para a saúde do seu pet
Nós sabemos que acontece de darmos um petisquinho aqui, uma carninha ali, é muito difícil se manter sério quando se trata da carinha pidona dos pets, e mesmo quando não damos diretamente, os animaizinhos sempre acabam pegando alguma coisinha que cai no chão. Por esse motivo, vamos falar sobre alguns alimentos que precisam e devem ser evitados pelo seu pet, para que ele não tenha complicações.
O organismo dos pets é diferente do nosso, portanto, alguns alimentos que são benéficos e não causam nada em nosso organismo, podem ser até mesmo fatais para seu pet, dependendo da quantidade ingerida. O melhor a se fazer caso ele ingira algum dos listados a seguir, é consultar um veterinário.
Alho e cebola
Esses alimentos, quando crus, são terríveis para os pets! Certos componentes presentes na cebola e em outras especiarias da mesma família podem causar danos oxidativos aos glóbulos vermelhos, anemia e danos aos rins.
Alguns sinais que podem indicar que animalzinho ingeriu esses alimentos:
-
Fraqueza;
-
Dor de estômago;
-
Sangue na urina.
Os sintomas aparecem, normalmente, após três ou quatro dias, então fique atento e se seu animalzinho ingeriu esses alimentos e leve-o ao veterinário.
Chocolate
Pode até parecer uma boa ideia dar um chocolatinho para seu amigão, é tão gostoso, não é? Bom, infelizmente essa ideia não é nem um pouco boa. A cafeína presente em um tabletinho pode ser letal!. Quanto mais escuro o chocolate, mais perigoso ele é.
Alguns sintomas são:
-
Vômito;
-
Aumento da frequência respiratória;
-
Irritação e dores abdominais.
Convulsões e até mesmo a morte ocorrem nos casos em que grandes quantias foram consumidas; por isso, muita atenção!
Xilitol
O xilitol está presente na maioria dos produtos diet e light, e não causa problemas em humanos, mas nos cães leva a uma hipoglicemia drástica, que pode resultar em convulsões e atordoamento.
Os sintomas mais comuns podem aparecer em 30 minutos:
-
Fraqueza;
-
Letargia;
-
Perda de coordenação
-
Colapso e convulsões.
Se o animal comer muito, a falência do fígado é um dos problemas mais sérios que podem ocorrer.
Uvas
A fruta e qualquer produto derivado de uva, inclusive o suco, são prejudiciais e podem causar:
-
Insuficiência renal;
-
Insuficiência hepática;
-
Vômitos;
-
Diarreia;
-
Em alguns casos até mesmo a morte do animal.
Vômitos e diarreia podem começar de quatro a seis horas depois de comê-los, mas normalmente começam dentro de 24 horas.
Laticínios
Não dê leite e derivados ao seu pet, a maioria dos cães é intolerante à lactose!
Gatos, apesar de carregarem consigo o estereótipo de amar leite, não podem tomá-lo muito frequentemente devido ao alto teor de gorduras encontrado nesse alimento. Embora não necessariamente perigosos, os resultados são desagradáveis: gases e diarreia.
Dito isso, pequenas quantias de queijo e iogurte estão liberadas.
Levar seu animalzinho ao veterinário o quanto antes é de extrema importância, principalmente se tiver alguma suspeita de que ele tenha ingerido um desses alimentos.